Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infântil e Adulto
Rua Visconde de Inhaúma, 1279 | Centro
CEP 14.010-100 - Ribeirão Preto | SP | Brasil
Fones: (16) 3621-2201 | (16) 3611-1814

"Trabalhar por amor. Direcionar habilidades para a causa do combate ao câncer." Unir-se a outras pessoas em torno de um objetivo comum. Defesa e garantia dos direitos das pessoas com câncer. São os objetivos do trabalho desenvolvido pela ABRACCIA.

O Tratamento Do Câncer

Sempre que um novo paciente com o diagnóstico de câncer procura o médico que vai conduzir seu tratamento, há uma pergunta que não consegue calar, mas às vezes não consegue fazer: - Meu caso tem cura?


O médico então começa a explicar ao paciente o seu caso específico, partindo do tipo do tumor, da localização do tumor em seu corpo, a extensão do mesmo e a possível migração para outros locais do corpo. Em outras palavras o que o médico tenta explicar ao paciente é chamado tecnicamente de estadiamento, que nada mais é do que uma medida da quantidade de tumor presente no corpo do indivíduo por ocasião do diagnóstico. Quanto maior o grau do estadiamento, maior o comprometimento do indivíduo pelo tumor.

De forma geral, a cura de determinado paciente está relacionada ao tipo do tumor (existem tumores menos agressivos e portanto mais curáveis e mais agressivos e portanto menos curáveis), e principalmente relacionada à extensão do tumor (os tumores que comprometem mais o organismo, tem menor chance de cura e os mais limitados tem maior chance de cura).

 

Hoje, com os tratamentos mais atualizados, podemos considerar que a cura ocorre em cerca de 70% dos pacientes nos quais o diagnóstico acontece nas fases iniciais (aquelas em que o tumor comprometeu pouco o organismo), e apenas em cerca de 30% dos indivíduos nos quais o diagnóstico aconteceu em fases mais avançadas.  De qualquer forma, mesmo em casos avançados pode haver cura e a cada ano novos medicamentos e novas formas de tratamento aparecem para mudar a evolução dos pacientes portadores de câncer. 

Por esta razão, o apoio de forma irrestrita ao trabalho desenvolvido pela ABRACCIA e suas batalhadoras voluntárias, não apenas pelo imprescindível apoio socioeconômico e afetivo com que atendem os portadores de câncer que batem à suas portas, mas também pela desmitificarão do câncer, por falarem aberta e claramente sobre os mais variados temas relacionados ao câncer e desta forma abrirem os olhos da sociedade sobre o diagnóstico precoce, aumentando desta forma a possibilidade de cura dos pacientes.

 

Fernando Marin Torres
Diretor Técnico do Serviço de Oncologia da Santa Casa

Imagem:

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/855689-governo-decide-reduzir-valor-para-tratamento-de-cancer.shtml