Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infântil e Adulto
Rua Visconde de Inhaúma, 1279 | Centro
CEP 14.010-100 - Ribeirão Preto | SP | Brasil
Fones: (16) 3621-2201 | (16) 3611-1814

"Trabalhar por amor. Direcionar habilidades para a causa do combate ao câncer." Unir-se a outras pessoas em torno de um objetivo comum. Defesa e garantia dos direitos das pessoas com câncer. São os objetivos do trabalho desenvolvido pela ABRACCIA.

PREVENÇÃO - CÂNCER BUCAL

A prevenção do câncer bucal começa desde muito cedo, quando o paciente ainda na sua infância é orientado pelo cirurgião-dentista sobre os malefícios dos fatores de risco, tentando diminuí-los ou eliminá-los completamente. Entre outras coisas, uma alimentação saudável, alimentos ricos em vitaminas A, C, E frutas e verduras. Condições de saneamento básico, educação e acesso à saúde. 


O autoexame é um aliado e sua importância é clara, principalmente ao saber que o estágio da doença no momento do diagnóstico é o fator de prognóstico mais importante. O tratamento de lesões cancerizáveis também se dá como prevenção, pois algumas úlceras que não apresentam sinais de cicatrização são evoluções clínicas de lesões cancerizáveis não tratadas.


O profissional deverá informar sobre as lesões bucais e identificar o agente agressor, geralmente: tabaco, álcool, exposição solar, alertando-os também para consultas periódicas.

A suspeita do câncer bucal, geralmente vem acompanhada de alterações sistêmicas como: emagrecimento, dores reflexas na região da cabeça e pescoço, anemia, entre outros sintomas. Uma biópsia bem realizada é indicada como exame complementar para o diagnóstico.

A partir do momento que os meios preventivos não forem eficientes e existe a neoplasia maligna, faz-se importante detectá-la quando o câncer ainda é pequeno, sendo melhores as condições de tratamento e cura da doença.