Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infântil e Adulto
Rua Visconde de Inhaúma, 1279 | Centro
CEP 14.010-100 - Ribeirão Preto | SP | Brasil
Fones: (16) 3621-2201 | (16) 3611-1814

"Trabalhar por amor. Direcionar habilidades para a causa do combate ao câncer." Unir-se a outras pessoas em torno de um objetivo comum. Defesa e garantia dos direitos das pessoas com câncer. São os objetivos do trabalho desenvolvido pela ABRACCIA.

Teste verifica a eficácia de quimioterapia

 

O Professor Phillip Hogg, pesquisador australiano, desenvolveu o primeiro teste mundial o qual poderá melhorar consideravelmente o tratamento do câncer.

Ele é codiretor do Centro Lowy de Pesquisa do Câncer, da Universidade de Nova Gales do Sul, em Sidney, Austrália e desenvolveu a tecnologia a qual determina se as células cancerosas estão morrendo logo após o primeiro dia do tratamento químio ou radioterápico.

O teste usa uma tintura que se liga às moléculas de câncer mortas ou que estão prestes a morrer. Com isso os médicos saberão se o tratamento está tendo resultados satisfatórios. Se não, eles poderão mudar o tratamento rapidamente, em busca de uma resposta mais eficaz.

Este novo procedimento vai aumentar as chances de sobrevivência dos pacientes e proporcionar a eles sessões menos longas e estressantes de quimioterapia.

“É uma maneira de otimizar o tratamento que tem sido aplicado”, diz Professor Hogg. 

Este tipo de teste poderá ser aplicado em todo tipo de tumor sólido, mas não é indicado para leucemia. A companhia farmacêutica americana Covidien adquiriu os direitos para desenvolvimento da tecnologia, a qual também é cogitada para ser aplicada em pacientes que sofreram ataques cardíacos.

Professor Hogg espera que este teste seja implantado nos hospitais em até 5 anos.

 

Esta informação foi disponibilizada no próprio site da Universidade e pode ser visualizada clicando aqui.