Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infântil e Adulto
Rua Visconde de Inhaúma, 1279 | Centro
CEP 14.010-100 - Ribeirão Preto | SP | Brasil
Fones: (16) 3621-2201 | (16) 3611-1814

"Trabalhar por amor. Direcionar habilidades para a causa do combate ao câncer." Unir-se a outras pessoas em torno de um objetivo comum. Defesa e garantia dos direitos das pessoas com câncer. São os objetivos do trabalho desenvolvido pela ABRACCIA.

SOBRE GANSOS E EQUIPES

Quando você vê gansos voando em formação de V, você pode ficar curioso com as razões pelas quais eles escolhem voar dessa forma.

FATO: à medida que cada ave bate suas asas, ela cria uma sustentação para a ave seguinte. Voando em formação de V, o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais do que cada ave voando isoladamente.
VERDADE: pessoas que compartilham uma direção comum com bom senso de equipe chegam ao seu destino mais depressa e facilmente, porque elas se apóiam na confiança umas das outras.
 
FATO: sempre que um ganso sai fora da formação sente, repentinamente, a resistência do ar e a dificuldade de tentar só. Rapidamente ele retorna à formação, para tirar vantagem do poder de sustentação da ave à sua frente.
VERDADE: existe força, poder e segurança no grupo, quando somando na mesma direção e compartilhando um objetivo comum.
 
FATO: quando o ganso líder se cansa, ele reveza, indo para a traseira do V, enquanto outro ganso assume a ponta.
VERDADE: é vantajoso o revezamento quando se necessita fazer um trabalho árduo.
 
FATO: os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manterem o ritmo e a velocidade.
VERDADE: todos necessitamos ser forçados com apoio ativo e encorajamento.
 
FATO: quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem para ajudá-lo e protegê-lo. Eles o acompanham até a solução do problema e então reiniciam a jornada só os três, ou juntando-se a outra formação, até encontrarem seu grupo original.
VERDADE: precisamos ser solidários nas dificuldades.