Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infântil e Adulto
Rua Visconde de Inhaúma, 1279 | Centro
CEP 14.010-100 - Ribeirão Preto | SP | Brasil
Fones: (16) 3621-2201 | (16) 3611-1814

"Trabalhar por amor. Direcionar habilidades para a causa do combate ao câncer." Unir-se a outras pessoas em torno de um objetivo comum. Defesa e garantia dos direitos das pessoas com câncer. São os objetivos do trabalho desenvolvido pela ABRACCIA.

PERGUNTAS FREQUENTES


Quando a ABRACCIA surgiu? Quem foi o fundador e com que objetivos ele deu inicio à entidade?

A ABRACCIA foi fundada em 1997 por um grupo de senhoras que passaram pelo câncer de mama ou tiveram familiares com o problema. Durante o tratamento, viram, enxergaram, sentiram que poderiam fazer alguma coisa e tomaram uma atitude. O objetivo foi dar apoio ao paciente carente de informação e financeiramente sem condição de dar continuidade ao tratamento, que ele soubesse que a doença não era uma sentença de morte, e que o câncer diagnosticado no início e tratado tem cura.

 

Hoje, quais são as principais metas e objetivos da ABRACCIA?

Para que o atendimento seja cada vez melhor, visando a qualidade de vida para os pacientes de câncer, nossa meta, além de manter o atendimento aos pacientes, é o início de uma construção para podermos ampliar o atendimento.

 

Como a ABRACCIA se mantém financeiramente?

A ABRACCIA é mantida por pessoas imbuídas dos seus deveres de cidadãos. Pessoas físicas e jurídicas, que colocam sua parcela de responsabilidade social nos projetos da instituição, colaborando mensalmente para podermos dar continuidade a este trabalho.

 

De que forma as pessoas podem contribuir com a entidade?

De várias Formas: sendo voluntário, doando alimentos, materiais de limpeza e mensalidades em dinheiro, Temos um setor de captação de recursos, que através do telefone, entra em contato com as pessoas e combinam a doação, um funcionário, devidamente identificado, com o informativo e o recibo, faz a coleta da doação. Clique aqui para maiores informações.

 

Quantas pessoas são atendidas pela entidade e de que forma é oferecida ajuda a elas?

Hoje a ABRACCIA tem aproximadamente 1500 pacientes cadastrados, em tratamento vindos de três hospitais que atendem a rede SUS, que são: Beneficência Portuguesa, Hospital das Clínicas e Santa Casa. Aqui eles recebem o carinho das voluntárias, acomodação para os que são de outras cidades, transporte até os hospitais, cestas básicas para os que são de Ribeirão Preto e medicamentos, de acordo com o encaminhamento das assistentes sociais dos hospitais.

 

Qual é o perfil das pessoas atendidas pela entidade? Há uma melhora visível quando elas passam a ter a ajuda da ABRACCIA?

São pessoas extremamente desprovidas de recursos financeiros e sem condições de levar adiante o tratamento. Quando assistidos pela ABRACCIA, a transformação é nítida e quase imediata, começando pela auto-estima. Temos muitos exemplos diários. Quando um pai de família chega até o balcão de atendimento, com o encaminhamento, tem os ombros arqueados, aspecto desanimado e mal responde o que lhe é perguntado. Aos poucos, ele se sentindo apoiado, os ombros voltam a ser aqueles ombros de pai, por que este, sente que com a ajuda da ABRACCIA, é novamente capaz de suprir as necessidades de sua casa, com o alimento para a família, o medicamento e etc. Com a assistência dos voluntários ele tem ânimo pra continuar lutando. A qualidade de vida é muito importante para o tratamento do câncer.

 

A ABRACCIA conta com o apoio de voluntários, em quantos são? Como as pessoas podem se tornar voluntárias?

Somos cerca de 250 voluntários, homens e mulheres. Pessoas conscientes da responsabilidade assumida com seus semelhantes. Eles são o coração da instituição, pulsando forte, doando amor ao próximo e a cada dia crescendo mais como seres humanos. Para se tornar voluntário a pessoa deve conhecer nosso trabalho, escolher o setor que tem afinidade, como por exemplo: trabalhar com pacientes dentro dos hospitais, na casa de apoio, no bazar, no brechó, na galeria de arte, em eventos, na confecção de fraldas, no atendimento domiciliar entre outros. Dentre todos os setores, tenho certeza que a pessoa se identifica com algum deles.

 

A entidade conta com a ajuda e parceria de empresas? De que forma?

A ABRACCIA mantém todos os programas de apoio com contribuições da sociedade e de algumas empresas, que se sensibilizam, acreditam e colaboram.

 

Conta com alguma ajuda do governo?

As parcerias e apoios são criados e mantidos pela ABRACCIA e têm aprovação junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Os recursos são encaminhados por doações feitas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através do Projeto ABRACCIA.

 

A ABRACCIA faz algum tipo de campanha? Tanto para arrecadar fundos, quanto para prevenir as pessoas quanto ao câncer?

A ABRACCIA faz e participa, constante e ativamente, de campanhas de prevenção do câncer e de arrecadação de fundos, para manter o tratamento dos pacientes cadastrados.