Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infântil e Adulto
Rua Visconde de Inhaúma, 1279 | Centro
CEP 14.010-100 - Ribeirão Preto | SP | Brasil
Fones: (16) 3621-2201 | (16) 3611-1814

"Trabalhar por amor. Direcionar habilidades para a causa do combate ao câncer." Unir-se a outras pessoas em torno de um objetivo comum. Defesa e garantia dos direitos das pessoas com câncer. São os objetivos do trabalho desenvolvido pela ABRACCIA.

SALVE SUA PELE

Proposta

O Projeto Salve Sua Pele visa a informação, orientação e divulgação dos cuidados necessários para a prevenção do câncer da pele, através das crianças, tornando-as difusoras de informação. 

 

Panorama

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a incidência de câncer da pele no Brasil tem aumentado de forma alarmante nos últimos anos e, em 2006 foi previsto um aumento de mais 122.400 novos casos da doença.

Ainda conforme dados da SBD e do INCA, dentre as várias causas deste aumento, é possível citar, em especial, a exposição inadequada ao sol e aumento da incidência de radiação ultravioleta, causado pela diminuição da camada de ozônio. Os indivíduos que estão mais sujeitos a este tipo de câncer são os de pele, olhos e cabelos claros (ou ruivos), com sardas, pintas, que possuem propensão hereditária, que podem ter sofrido queimaduras solares na infância ou que são incapazes de se bronzear. Os efeitos da radiação ultravioleta no organismo são cumulativos e os sintomas do câncer da pele podem demorar, às vezes, mais de 20 anos para aparecerem.

É extremamente importante que os procedimentos de proteção para prevenção do câncer da pele, sejam iniciados o quanto antes e utilizados de forma regular, pois cerca de 75% da radiação solar recebida durante a vida ocorre nos seus primeiros 20 anos. Normalmente as lesões só aparecem após os 40 anos de idade, portanto, a principal estratégia para a prevenção é a mudança de hábitos. 

 

Metas

A meta principal é chegar antes do câncer. Levar a informação à cerca da prevenção a um público que está muito suscetível à exposição incorreta à radiação solar, principal desencadeador do câncer da pele. Com este projeto poderemos atingir indivíduos antes que desenvolvam hábitos perigosos e pouco saudáveis, formando assim uma geração que vive a prática da prevenção. Além disso, como benefício extra, poderemos contar com estes indivíduos na difusão deste conhecimento, uma vez que as crianças realmente se comprometem com esse tipo de campanha.

 

Justificativa

O projeto é muito importante, neste momento, uma vez que, em função de dados coletados no INPE, pode-se notar claramente um aumento na emissão de raios ultravioleta, que são extremamente prejudiciais e principais causadores do câncer da pele. A projeção é que, na mesma proporção, dentro de alguns anos, os casos da doença também cresçam muito mais do que já podemos constatar. A importância de se iniciar o trabalho com as crianças é que, se levarmos em consideração que a radiação UV (nociva à pele) tem efeito cumulativo, e é principal fator de desencadeamento do câncer de pele, a prevenção deve começar quanto mais cedo for possível. Grande parte de nosso país possui características tropicais e sub-tropicais, este fato incentiva as pessoas a passarem mais tempo ao ar livre. Fora isso, os padrões estéticos de beleza, cujo corpo bronzeado é bastante valorizado, leva cada vez mais as pessoas à praia e à clubes. Uma pele bronzeada não é uma pele saudável. Todo este conceito precisa ser alterado e isso demanda tempo e uma reavaliação do conceito estético e de saúde, com o qual o projeto busca contribuir.

 

Atividades

A idéia principal é orientar de forma lúdica e interativa a nova geração sobre os procedimentos que devem ser adotados com freqüência e transformados em bons hábitos para prevenção do câncer da pele.

Escolhemos a faixa etária que compreende alunos de 1ª à 4ª séries do ensino fundamental, de 6 a 12 anos aproximadamente, para o início deste trabalho. Esta é uma fase em que o indivíduo está mais suscetível a assimilar novos conhecimentos e podem se tornar ótimos difusores de informação dentro da família e da comunidade.

O projeto consiste em uma campanha de divulgação e conscientização para prevenção.

Um dos recursos didáticos principais será um filme de animação com onde a importância da prevenção contra o câncer da pele e a proteção contra os raios ultravioleta serão ressaltados. Num segundo momento, a partir da reflexão sobre o filme, as crianças serão incentivadas a participar de um concurso cultural onde farão ilustrações sobre o tema, sendo o título do concurso: ”Como foi que eu salvei a minha pele”. Estas atividades terão característica interdisciplinar e estarão inseridas na programação didática. A produção dos trabalhos para o concurso, além de servir como um indicativo da assimilação das informações sobre o tema exposto e de perspectiva da mudança dos hábitos, que posteriormente, gerará uma cartilha impressa.

O Projeto “Salve sua Pele” da ABRACCIA estará aberto para escolas por meio de agendamento. Para cada escola visitada será gerado um cronograma de programação das atividades via Termo de Parceria.

 

Espectativas e Diferenciais

Os diferenciais deste projeto são:

  1. O envolvimento da sociedade como um todo. Em especial, haverá a participação da escola por meio da interdisciplinaridade a partir do tema. De profissionais voluntários da área saúde e de comunicação que participarão na apresentação nas escolas e principalmente da família que será convidada a interagir com as crianças.
  2. A questão temporal. A informação chegará antes da doença como forte contribuição para a prevenção do câncer da pele e para fortalecimento e ampliação de uma geração portadora de novos hábitos. 

Abrangência Geográfica

Em uma primeira fase, o projeto será apresentado na cidade de Ribeirão Preto, em escolas de ensino fundamental, públicas e particulares, e em uma segunda fase, haverá ampliação dos locais de divulgação do projeto, sempre privilegiando espaços e parcerias que tenham como público alvo crianças e adolescentes. Posteriormente, expandiremos o projeto para a região, atingindo as cidades vizinhas.

 

Assista a animação feita para campanha clicando na imagem: