Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infântil e Adulto
Rua Visconde de Inhaúma, 1279 | Centro
CEP 14.010-100 - Ribeirão Preto | SP | Brasil
Fones: (16) 3621-2201 | (16) 3611-1814

"Trabalhar por amor. Direcionar habilidades para a causa do combate ao câncer." Unir-se a outras pessoas em torno de um objetivo comum. Defesa e garantia dos direitos das pessoas com câncer. São os objetivos do trabalho desenvolvido pela ABRACCIA.

Dia de prevenção ao Câncer da Pele

 

O câncer da pele é o tipo de câncer mais fácil de ser evitado. Medidas simples como o uso de filtros solares, a atenção aos horários ideais para se expor ao sol e exames rotineiros, são fáceis de serem tomadas e muito eficazes. Por isso, todo ano, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove uma campanha de prevenção ao câncer da pele, neste ano, ela acontecerá no dia 30 de novembro. Serão aproximadamente 4000 médicos voluntários em todo Brasil, divididos entre 139 postos de atendimento. Neste dia a população poderá ter sua pele avaliada e, em caso de constatação do câncer, será encaminhada para tratamento. Também estão previstas várias atividades educativas e de orientação sobre a prevenção e cuidados com a pele.

Em 2012, em Ribeirão Preto da totalidade das pessoas atendidas na rede pública, 16,33% foram diagnosticadas com câncer de pele e encaminhadas para o tratamento, valor acima da média de casos nacionais que é de 13,70%. Ainda pôde-se constatar que, das pessoas atendidas em nossa cidade, apenas 28,57% declararam usar proteção solar, quando a média brasileira é de 32,04%. Este é um dado preocupante, pois, considerando que a incidência de radiação ultravioleta em nossa cidade é muito elevada, a falta de uso de filtros solares aumenta a probabilidade de uma pessoa desenvolver este tipo de câncer.

Em Ribeirão Preto, o atendimento será no Ambulatório do Hospital das Clínicas-Campus, neste sábado dia 30 a partir das 8:00 horas. Leve um documento de identidade. As pessoas serão atendidas por ordem de chegada e a previsão e que a quantidade seja maior que a dos anos anteriores.

Se você não mora em Ribeirão Preto e deseja saber qual local de atendimento mais próximo de sua casa, a SBD disponibilizou um canal de atendimento gratuito. Com o CEP de sua localidade em mãos, ligue para 0800-701-3187.

A ABRACCIA e a SBD lembram: o câncer da pele pode ser evitado com medidas simples de proteção solar. Apoie nossa campanha e auxilie no combate à doença!

Desde 2008 a ABRACCIA promove uma campanha de prevenção ao câncer de pele intitulada Salve Sua Pele. Ela é direcionada à crianças e pré-adolescentes e realizada nas escolas para mais informações, clique aqui.