Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infântil e Adulto
Rua Visconde de Inhaúma, 1279 | Centro
CEP 14.010-100 - Ribeirão Preto | SP | Brasil
Fones: (16) 3621-2201 | (16) 3611-1814

"Trabalhar por amor. Direcionar habilidades para a causa do combate ao câncer." Unir-se a outras pessoas em torno de um objetivo comum. Defesa e garantia dos direitos das pessoas com câncer. São os objetivos do trabalho desenvolvido pela ABRACCIA.

Dia Internacional da Mulher

 

Hoje, 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher. No entanto, mulheres por todo mundo ainda estão morrendo por causa de uma doença tratável e cuja prevenção é possível, o câncer de colo de útero.

Em muitos países em desenvolvimento, o câncer de colo uterino é a principal causa das mortes, desestabilizando famílias e comunidades de uma maneira trágica. Estima-se que anualmente morrem aproximadamente 275.000 mulheres deste tipo de câncer e dentre estas mortes, 85% ocorrerem em países em desenvolvimento. HPV ou Papilomavirus Humano é uma doença comum, sexualmente transmissível que causa da maioria dos cânceres de útero. Nos países desenvolvidos é raro uma mulher morrer de câncer de útero uma vez que muitas delas têm acesso à exames preventivos e vacinas contra o HPV, mas este não é  caso de outras partes do mundo.

Nós temos conhecimento e ferramentas para prevenir a perda dessas vidas. Recentemente GAVI Aliance – Aliança Global para Vacinas e Imunizações, do qual o Brasil faz parte e colabora com 1 milhão de dólares ao ano, se comprometeu a  diminuir a ameaça desta  doença. Com esta ajuda e a de outros países e instituições, até 2020, 30.000.000 de meninas em países em desenvolvimentos poderão ter a oportunidade de serem imunizadas contra o HPV, a maior causa de câncer de colo do útero.

Através de um Projeto de Lei que tramita no Senado o SUS poderá fornecer esta vacina, gratuitamente, à meninas a partir de 9 anos de idade. O andamento do processo pode ser acompanhado diretamente no site do Senado, clicando aqui.