Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infântil e Adulto
Rua Visconde de Inhaúma, 1279 | Centro
CEP 14.010-100 - Ribeirão Preto | SP | Brasil
Fones: (16) 3621-2201 | (16) 3611-1814

"Trabalhar por amor. Direcionar habilidades para a causa do combate ao câncer." Unir-se a outras pessoas em torno de um objetivo comum. Defesa e garantia dos direitos das pessoas com câncer. São os objetivos do trabalho desenvolvido pela ABRACCIA.

Rodrigo Simões Dedicação à Comunicação e à Solidariedade

 

Ele já nasceu com a veia da comunicação pulsando. Filho de jornalista, Rodrigo Veiga Simões de Souza, ou Rodrigo Simões como é mais conhecido, iniciou sua carreira na área de comunicação em 1995, no Programa Evidência. “A minha primeira entrevista foi no Baile Havaiano da Associação de Sertãozinho. Sempre com apoio do meu pai, Manoel Simões, que incentivou muito em todos os momentos. Fui aprendendo aos poucos”, relembra. Apesar de ter ao seu lado um excelente mestre, Rodrigo contou que teve um longo caminho para alcançar a posição que hoje ocupa. “Passei por fonoaudióloga e cursos de oratória e rádio no SENAC. Cursei a faculdade de jornalismo na UNAERP. No início, e por pelo menos seis anos, trabalhei dentro do colunismo social. Com o passar do tempo, alteramos a forma de trabalhar e aquele colunismo antigo começou ficar de lado”, afirma. Todo esse trabalho lhe rendeu bons frutos, como a conquista do Prêmio Cooperativismo na Imprensa, em 2004, e também grandes matérias com personalidades e autoridades do país, como a entrevista com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que o jornalista pontua como uma das matérias mais importantes da carreira. “Estive em diversos pontos do Brasil. Realizei matérias em mais de 110 municípios do estado de São Paulo, sem contar outros locais como Porto de Galinhas, Recife, Olinda, Natal, Aracajú e em dezenas de pontos turísticos”, diz.

Envolvido em causas sociais e ciente da importância da divulgação destas, Rodrigo passou a usar sua ferramenta de trabalho para ampliar a ajuda a quem precisa. “Sempre fui muito aberto às solicitações que chegavam a mim. Tenho um enorme carinho por nossas entidades e sei a importância da imprensa em divulgar as boas ações. A população que ajuda as entidades precisa saber, ou melhor, conhecer a transparência do trabalho de cada um”, afirma Rodrigo, que também é diretor da APAE de Ribeirão Preto, da Creche Casa de Emmanuel e do Lar Padre Cícero. Para o jornalista, além de contribuir para divulgação de um trabalho de suma importância, a recompensa maior é o carinho e a possibilidade de fazer algo em prol do próximo. “O reconhecimento e a gratidão fazem a diferença. E por outro lado a recompensa vem com o carinho das pessoas, um abraço amigo, um olhar de muito obrigado. É emocionante e muito gratificante envolver-se nas ações sociais. É um caminho que não tem volta: quem participa se envolve para valer. A dedicação é de coração”, afirma.

E é exatamente essa relação que Rodrigo tem com a ABRACCIA. O jornalista conta que conheceu a Associação há 15 anos. “A Amália Balbo Di Sicco e a Inez Bestetti são duas bandeiras da benemerência em nossa cidade. O trabalho que elas realizam, lógico, com total apoio do grupo de diretores e colaboradores da ABRACCIA, faz delas referências em trabalho solidário. Quem faz o bem, faz história. A ABRACCIA faz tudo isto e muito mais por nossa gente”, finaliza.