Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infântil e Adulto
Rua Visconde de Inhaúma, 1279 | Centro
CEP 14.010-100 - Ribeirão Preto | SP | Brasil
Fones: (16) 3621-2201 | (16) 3611-1814

"Trabalhar por amor. Direcionar habilidades para a causa do combate ao câncer." Unir-se a outras pessoas em torno de um objetivo comum. Defesa e garantia dos direitos das pessoas com câncer. São os objetivos do trabalho desenvolvido pela ABRACCIA.

Exames por imagens ajudam a combater o câncer

 

EXAMES DE IMAGEM SÃO FUNDAMENTAIS PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE E ACOMPANHAMENTO DO CÂNCER

O tumor de mama, por exemplo, pode ser identificado antes mesmo que a mulher perceba no auto-exame

Considerada uma das doenças do século, o câncer atinge mulheres e homens de qualquer idade. Tanto que a estimativa do INCA - Instituto Nacional do Câncer para 2008 foi de aproximadamente 470 mil novos casos, incluindo todas as regiões brasileiras e tipos de tumores. "No Brasil, infelizmente, o único programa de prevenção utilizando exames de imagem que temos consolidado é o de câncer de mama", revela o radiologista Marcelo Canuto, do Pasteur Medicina Diagnóstica/DASA.

O Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama, ação conjunta entre o Ministério da Saúde e os 26 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, orienta que mulheres a partir dos 40 anos façam mamografias periódicas uma vez por ano. Segundo Dr. Canuto, a intenção é detectar tumores precocemente, antes mesmo que sejam apalpáveis no auto-exame.
"O exame tátil feito pela própria mulher é imprescindível, mas também é necessário acompanhamento de um mastologista ou ginecologista. É essa atenção que permite o diagnóstico em fase precoce e facilita o tratamento, aumentando as chances de cura do câncer", alerta o médico radiologista.

Em países como os Estados Unidos, já existem programas para outros tipos de tumores, como de intestino grosso e pulmão. Para Dr. Canuto, esses também são cânceres freqüentes, por isso merecem métodos preventivos e acompanhamento adequado. O médico conta que o Brasil possui aparelhos de ponta para diagnósticos por imagem, e isso deve ser mais explorado a favor da saúde preventiva.

Equipamentos de ressonância magnética e de tomografia computadorizada apresentam muita eficácia para a identificação de alterações em órgãos como pulmões, rins, fígado, cérebro e outros. "Exames de sangue, direcionados aos marcadores tumorais - para ovários, intestino, pâncreas, fígado e próstata, por exemplo - também são muito resolutivos quando se trata de detecção precoce para pacientes de risco", conta o médico.

Os exames de imagem também são indicados em avaliações pré-operatórias e acompanhamentos rádio e quimioterápicos. "Eles permitem que o médico avalie com exatidão se o tumor está respondendo aos medicamentos, assim como possibilitam que o especialista saiba todas as características (como tamanho e localização exata) antes da intervenção cirúrgica ou do início do tratamento", finaliza Marcelo Canuto.

Contatos com a imprensa:
Alice Oliveira - aliceoliveira@rp1.com.br
Regina Trindade - reginatrindade@rp1.com.br
RP1 Comunicação Brasília
Tel.: (61) 3328-5687 / 9115-5802 / 9115-5980 www.rp1.com.br