Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infântil e Adulto
Rua Visconde de Inhaúma, 1279 | Centro
CEP 14.010-100 - Ribeirão Preto | SP | Brasil
Fones: (16) 3621-2201 | (16) 3611-1814

"Trabalhar por amor. Direcionar habilidades para a causa do combate ao câncer." Unir-se a outras pessoas em torno de um objetivo comum. Defesa e garantia dos direitos das pessoas com câncer. São os objetivos do trabalho desenvolvido pela ABRACCIA.

Serviços

PREVENÇÃO DO CÂNCER

Uma das características primordiais da ABRACCIA, além da assistência ao paciente é difundir informações sobre a prevenção do câncer. Já é de conhecimento de alguns setores da sociedade que o câncer, quando detectado no início, tem cura. A luta da ABRACCIA é para que atravéz da prevenção, as pessoas possam detectar precocemente o câncer e iniciar o tratamento o quanto antes. 
Para isso a ABRACCIA, desde a sua fundação, tem procurado promover eventos, palestras, e campanhas preventivas para levar ao máximo de pessoas possível a informação.                                    

Em 2006 a ABRACCIA promoveu uma campanha para incentivar a amamentação, durante a XV Semana Mundial da Amamentação, de 01 a 07 de agosto. A coordenação da campanha foi de responsabilidade da voluntária Maria Cristina Ferreira e consistia em conscientizar as mães que a amamentação é uma das maneiras de prevenção contra o câncer de mama, que é um direito tanto delas quanto dos filhos, mas que principalmente, é um ato de responsabilidade.                                     

A campanha foi feita em parceria com a Prefeitura municipal de Ribeirão Preto e da Secretaria Municipal da Saúde, de acordo com o Programa de Saúde da Criança/Aleitamento Materno e da Vigilância Sanitária.                                      

O câncer de mama é hormônio-dependente, isto é, seu crescimento está diretamente ligado a exposição da mulher ao hormônio estrógeno. A amamentação, além de finalizar o ciclo de crescimento das glândulas mamárias, ainda diminui a concentração de estrógeno no sangue.                                  

A receptividade da campanha foi tamanha que, até hoje, mantemos a difusão destas informações às jovens mães. 

 

 

ASSISTÊNCIA AO PACIENTE

A ABRACCIA mantém permanentemente uma campanha assistencial destinada diretamente aos pacientes. Esta campanha visa a compra de medicamentos, incluindo os de alto custo, cestas básicas, transporte, alimentação especial, fraldas infantis e geriátricas, entre outros benefícios. O valor do kit de manutenção foi elaborado baseado na média de custo assistencial de cada paciente.

Por isso cada doação é muito importante, pois garante a continuidade do trabalho e da assistência que a ABRACCIA e os voluntários dão aos pacientes.

 

 

OFICINA DE COSTURA

Diretamente ligada às atividades do Bazar, a sala de costura e bordado destina-se à confecção de roupas de colchas de patchwork, lençóis, toalhas e panos de copa.

Recentemente, o trabalho de nossa equipe foi premiado no Concurso Bloco de Casinha organizado pela revista Patch & Afins. A proposta era fazer um bloco com o tema "casinha" que fosse inédito. A arquiteta Eduarda Bestetti desenvolveu então, um desenho exclusivo para o concurso. O Concurso teve inscrição não só de brasileiras e também da Argentina, Chile e Alemanha.

 

 

CONFECÇÃO DE FRALDAS        

A fralda descartável foi inventada pelo Eng. V. Mills, em 1956. Em várias vezes que ele ficava cuidando de seus netinhos, acreditava que deveria haver uma maneira melhor de proteger a pele das crianças. Esse foi o inicio da fralda descartável. Desde então o produto vem sendo aprimorado, visando sempre a saúde do bebê. Isto para que ele simplesmente se esqueça que está de fraldas e durma melhor, brinque melhor, enfim, se desenvolva de uma maneira mais saudável. Com o tempo, começou a ser usada também por adultos.

Pensando no conforto dos pacientes, a ABRACCIA fornece gratuitamente, fraldas geriátricas e infantis aos pacientes cadastrados. Como mais uma iniciativa de otimização dos recursos, através da aquisição de uma máquina nova, a ABRACCIA iniciará em junho de 2007 a confecção de fraldas. O trabalho será executado por voluntárias devidamente treinadas. Atualmente, a ABRACCIA fornece, em média, 1800 unidades de fraldas por mês e, com esta iniciativa, será possível assegurar a continuidade das doações.

A ABRACCIA mantém em atividade um bazar permanente para a comercialização das peças feitas nas oficinas costura e bordado. São peças de decoração, cama, mesa, banho e cozinha, feitos artesanalmente pelas voluntárias.

 

  

BRECHÓ

O brechó da ABRACCIA localiza-se à Avenida da Saudade, esquina com a Rua Padre Euclides, Ribeirão Preto. Nele, as pessoas vão poder encontrar roupas móveis, utensílios domésticos, aparelhos eletrônicos de todos os tipos. As voluntárias, encarregadas do Brechó, fazem a triagem dos objetos, fazem a higienização e alguns reparos.

Com mais espaço, os objetos foram separados por seções para facilitar a escolha. No brechó é possível encontrar roupas de festas, vestidos de noiva, ternos, roupas de marcas conceituadas em ótimo estado e com preços muito acessíveis.

 

 

EVENTOS                                     

Os eventos organizados em benefício dos pacientes atendidos pela ABRACCIA são divulgados na sua página do Facebook e no Instagram.

Curta, Siga.

INFÂNCIA E JUVENTUDE

Em construção

 

 

MEDICAMENTOS

Muitas vezes, o paciente com câncer, logo que sai do consultório do médico com a receita na mão, espera encontrar na farmácia do hospital, ou no posto de saúde, todo o medicamento que necessita. Nem sempre isto é possível.

A partir do cadastramento na ABRACCIA, o paciente, encaminhado pela Assistência Social do hospital o qual se trata, recebe a toda medicação que necessita para dar continuidade ao tratamento. Não importando o custo do medicamento, a ABRACCIA se compromete a fornecer, desde medicamentos de alto custo, cateteres, próteses, material para curativos, entre outros.

Com isso o paciente não sofre mais aquela aflição de não saber se poderá continuar o tratamento até seu final, pois este fornecimento é gratuito.

 

 

TRANSPORTE DE PACIENTES

A ABRACCIA, pensando em amenizar o sofrimento do paciente com câncer que tem que se locomover ao hospital para consultas, tratamento ou exames, desde a sua fundação,
oferece um serviço de transporte aos pacientes.
Para usufruir deste serviço o paciente cadastrado na ABRACCIA pode fazer o agendamento pelo telefone. À partir de 2005 os pacientes já podem contar com um novo veículo, maior e mais confortável. No último ano foram 518 transportes, que equivalem a 54.265 km rodados. 

EQUIPAMENTOS 

A ABRACCIA tem à disposição dos pacientes cadastrados, cadeiras de roda, de banho, andadores, entre outros equipamentos que possam ser necessários. Estes equipamentos são fornecidos no sistema de empréstimo, sem custo e são devolvidos quando o paciente não mais o necessita.

 

 

VISITA DOMICILIAR 

Em construção 

 

 

HOSPEDAGEM 

A ABRACCIA, em sua sede, disponibiliza hospedagem para até 20 pacientes e seus respectivos acompanhantes. Ao se hospedar aqui, o paciente de fora de Ribeirão Preto, encaminhado pela Assistência Social dos hospitais da rede SUS, recebe, além da acomodação, alimentação, transporte e a medicação necessária, de acordo com a prescrição médica.

São pessoas que vêm de vários lugares do Brasil, principalmente das regiões Norte e Nordeste, em busca de tratamento. Isto se dá devido ao fato de Ribeirão Preto ser um grande centro de referência no tratamento do câncer, através do Hospital das Clínicas, Beneficência Portuguesa e Santa Casa. Todos estes hospitais são credenciados pelo SUS e atendem pacientes carentes que, sem o suporte que a ABRACCIA fornece, não teriam condições de se manter na cidade e consequentemente, abandonariam o tratamento.

 

 

CONSULTORIA JURÍDICA

A ABRACCIA publica e distribui gratuitamente a Cartilha Faça Valer Seus Direitos.

A autora, Maria Cecília Mazzariol Volpe, nasceu em conchal - SP, mas sempre viveu em Campinas. É advogada militante há mais de quarenta anos. Atua, principalmente, na área do Direito Público e na Defesa do Consumidor. teve câncer de intestino em 2000, sofreu cirurgia e fez quimioterapia. Hoje está curada. após esta experiência, somada à sua qualificação profissional, decidiu criar esta cartilha para auxiliar outros pacientes de câncer e doenças graves.

A Cartilha pode ser retirada, gratuitamente, na sede da ABRACCIA, na Rua Visconde de Inhaúma, 1279 - Centro - Ribeirão Preto - SP.
O interessado também pode entrar em contato pelo telefone 16-3621-2201 ou por e-mail para outras informações.